suínos e Porcos
No passado fim de semana ocorreu na capital do império mais uma manifestação, desta vez dos professores. Dos vários milhares que para lá se deslocaram, os que vinham de mais longe tiveram que ultrapassar um obstáculo imprevisto, que se apresentou na forma de um infeliz acidente de camião de transporte de suínos, tendo os bichos ficado chamuscados antes do tempo, extremamente mal passados e insossos. A nível noticioso, os possíveis trocadilhos seriam imensos, e poderiam apontar para qualquer lado. Talvez por esquecimento, ou por bom senso jornalístico, ninguém se atreveu a usar o incidente com escárnio, da mesma forma que depois de uma refeição fica sempre o bocado da vergonha, ou seja, está lá, todos o comiam, mas ninguém lhe pega. Apesar desta omissão, a notícia ombreou com o busílis da questão - a manifestação. No entanto, a culpa não foi dos suínos, mas sim dos porcos jornalistas e comentadores que povoam a comunicação social tuga. Um deles, Luís Delgado, afirmou que é demagogia dizer que se quer acabar com a escola pública, e é um erro os professores usarem a escola para se colocarem de luto, considerando que não é o local apropriado para o protesto. Caro comentador:
- mais do que se manifestarem em proveito próprio, os professores deslocaram-se em horário pós-laboral para defender um ensino de qualidade, uma vez que a dar aulas a 3 dezenas de crianças dificilmente se conseguem educar Einsteins e companhia.
- a continuarem a luta, a mesma obviamente que deve ser no seu local de trabalho. Não estou a ver sentido em mineiros se manifestarem em docas, pescadores nos tribunais, e juízes nas minas.
Com o caminho que este governo quer seguir para a educação, se hoje em dia a qualidade de políticos, jornalistas e comentadores é baixa, o futuro apresenta-se ainda mais escuro.